top of page

A Escola Reúna Yoga surge da profunda conexão com os saberes yogis e budistas.
A escola foi fundada por Joana Selau, em 2020, com o objetivo de conectar pessoas interessadas em um ensino comprometido com as raizes e objetivos do yoga (discernimento, não-violência, compaixão, liberdade), pessoas interessadas em cultivar uma prática profunda e efetiva que assuma esse compromisso com o objetivo último do Yoga, mokṣa, a liberdade.
Conectar essas pessoas é estabelecer uma comunidade de praticantes e professores que assumem para si a ética e as práticas yogis como caminho no mundo.
Manifesto:
" Defendemos o caminho yogui como imanente: refletindo a nossa capacidade de fazer da matéria o impulso para o reconhecimento de si enquanto luminosidade. Fazer do corpo a morada da experiência de pura potencialidade.
O divino não é intocável, o divino é a nossa própria carne, as florestas, os animais, a terra, a água que nos cerca. O divino é a nossa capacidade de manifestar, de ter consciência de manifestar e de ter consciência de estarmos conscientes.
Só somos capazes de adorar o divino, porque o somos - assim como tudo o que há no universo.
Defendemos a nossa absoluta intimidade e inter-ser com a natureza, seus ciclos e a vida que pulsa, bem como com todos os seres. Não há uma partícula do nosso corpo que não seja parte do próprio universo.
Honrar a terra, honrar os ciclos, amar a pluralidade, amar a vida, superar a categoria de individuo para mergulhar onde já não há a separação. "
- Reúna Yoga
Escola Reúna Yoga
Escola de Experiências: Artes do Corpo e da Consciência
vinyāsa yoga | técnicas tradicionais do haṭhayoga | filosofia yogi & budista | prāṇāyāma | meditação
Joana Selau
.png)
Joana é psicóloga de formação, focando seu período acadêmico em trabalho de base com mulheres em situação de violência.
É nascida na fronteira com o Uruguai e crescida em Brasília.Filha de mãe médica indigenista e pai antropólogo, passou os primeiros anos de vida em contato com os Yanomamis, na Amazônia.
Começou a praticar hathayoga aos 15 anos, por espontânea vontade, após ter experiências em retiros e encontros de yoga e meditação que frequentou com seus pais.
Ao longo dos anos, teve a oportunidade de vivenciar diversos métodos e estilos, tendo formações e especializações entre Brasil, Estados Unidos e México, país onde morou por um período.
Além da sua prática disciplinada de āsana, Joana é praticante assídua de meditação, prāṇāyāma e outras técnicas do haṭhayoga. Em 2019 se aproximou e criou um grande vínculo com a filosofia budista tibetana, mantendo seus estudos e práticas com o professor Ethan Nichtern e com o professor Hector Marcel. Atualmente frequenta o Centro Budista Yeshe Ling (vinculado ao Chagdud Gonpa, fundado no século XV no Tibete).
Com influências da Dança Moderna e Contemporânea, encara a arte como caminho de expressão necessária e urgente.
Apaixonada pelos estudos, seu compromisso é manter uma visão crítica e social a respeito da filosofia e da história do Yoga. Seus ensinamentos honram profundamente aquilo que aprendeu e aprende com seus professores a partir de uma perspectiva ética, amorosa e não dogmática.
Hoje vive em Porto Alegre, com seu companheiro músico Daniel e sua filha Olga.
Que todos os seres sejam livres e felizes.
Que sempre possamos nos ajudar ao longo do caminho.
amar já é mudar as coisas.
.png)
bottom of page
